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MEMÓRIA: História resumida do Lloyd Brasileiro em 3 capítulos

Notícias do Sindicato

MEMÓRIA: História resumida do Lloyd Brasileiro em 3 capítulos

Capítulo I: percalços desde o início – período de 1886 a 1945

Fonte: site Navios e Portos

Em 1886, o Almirante Barão Jaceguay solicitou ao Governo Imperial Brasileiro autorização para o início de atividade de uma companhia de navegação, com o nome de Empreza Transatlântica Brasileira, que visava instituir serviços transatlânticos regulares para a Europa.

O projeto ficou engavetado ante o quadro político conturbado do período, devido à queda do Imperador D. Pedro II e ao fim da Monarquia no país e a definitiva instauração da República, en 15 de novembro de 1889. O Almirante Jaceguay reapresenta o seu projeto, aprovado e legislado em Decreto-Lei, de 19 de Fevereiro de 1890.

Almte. Jaceguay, idealizador de uma grande companhia de navegação para o Brasil

Almte. Jaceguay, idealizador de uma grande companhia de navegação para o Brasil

Navio Rodrigues Alves. Construído em 1907 na Escócia, vendido para sucata em 1964

Navio Rodrigues Alves. Construído em 1907 na Escócia, vendido para sucata em 1964

A guerra civil de 1893 provocou perdas, pelo que o Governo nacionalizou a Companhia a partir do ano seguinte e na continuação de gravíssimas dificuldades financeiras, a opção é a declaração de falência em 1899. Na resposta ao respectivo leilão da Companhia e frota, o Banco do Brasil, principal credor da empresa, apresenta ao Governo uma proposta irrecusável, passando a único proprietário desde 1901. Todavia, sem resultados práticos e sem sinais de prosperidade é novamente proposta a venda, em 1906, revertendo em favor do anterior administrador, Manoel Buarque de Macedo, à frente de um razoável número de associados.

O Engº Buarque de Macedo tinha planos ambiciosos; mandou construir em estaleiros ingleses 18 navios novos e comprou 19 navios em segunda mão, que foram colocados ainda em 1906, num serviço direto para Nova Iorque. O plano revelou-se ambicioso demais e com o aumento das dívidas, a

Em 1920 o Governo decidiu transformar o Lloyd Brasileiro em empresa privada, situação mantida durante os 17 anos seguintes. A grande depressão mundial trouxe novos tempos complicados. O Almirante Graça Aranha, indicado como Administrador em 1935, previu que a única forma de salvar a companhia da falência seria o retorno à nacionalização, tal como veio a acontecer por longos anos até 1966.

No decorrer da década de 60 a Companhia atravessa nova crise financeira, solucionada após a decisão de reprivatizar a empresa em 1967, numa Sociedade de Economia Mista, com resultado muito favorável, antecipando augurar tranquilidade econômica e a efetiva e continuada garantia da presença da frota da empresa a navegar.

2º Capítulo na próxima atualização (1ª quinzena de maio)

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